Histórico
Esse pequeno grupo realizou alguns encontros, de modo a identificarem a melhor forma de promover esse produto de maior qualidade oriundo da região. Foi assim, então, que foram em busca de auxílio junto ao SEBRAE.
Essa foi a faísca necessária para a criação de uma entidade composta por produtores, cooperativas e industrias da região, de forma a ir em busca desse reconhecimento oficial. Foi com auxílio da historiadora Naida Menezes, o engenheiro agrônomo Dr. Carlos Nabinger, Danilo Menezes e Fernando Schwanke.
Comprovações de mercado, já permitiam a APROARROZ solicitar uma Indicação Geográfica da espécie IP – Indicação de Procedência. Entretanto, tinha-se convicção que se estava diante de uma Indicação Geográfica da espécie DO – Denominação de Origem. Todavia, recomendações “oficiais” orientava a APROARROZ a ser prudente e solicitar uma IG/IP – Indicação de Procedência, pois seria mais seguro, afinal se tratava do primeiro pedido de uma IG para um cereal no Brasil. Visando obter o selo da DO era preciso comprovar cientificamente a vinculação do produto (arroz) com o meio ambiente, o chamado efeito terroir, termo utilizado pelos franceses.
No final do ano de 2007, após elaboração de estudos e pesquisas por parte do Dr. Nabinger, confirmou-se que a temperatura amena da região influencia diretamente no enchimento do grão, bem como o regime de ventos e umidade do ar. Essa foi, então, a comprovação do terroir e o requisito que faltava para a confirmação da Denominação de Origem.
Em fevereiro de 2008 foi protocolado o pedido de Registro no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob n.° 200801. Exigências burocráticas dificultavam o andamento do processo, até que em contato com a Eng° Química Dra. Lucia Regina de Moraes Fagundes, então membro da Direção de Contratos de Tecnologia e outros Registros do INPI, destravou-se o processo. Seu auxilio foi fundamental para solução das pendências existentes.
Em 24 de agosto de 2010, foi concedido pelo INPI o Certificado da 1ª Indicação Geográfica da espécie DENOMINAÇÃO DE ORIGEM no Brasil, com o nome LITORAL NORTE GAÚCHO e o logo que a identifica.
